Tuesday, March 01, 2005

A questão da atitude

Estava ontem numa pseudo reunião quase filosófica com os brasileiros perdidos em New York City. Não, não estávamos discutindo sobre a situação imigratória, nem falando mal do Bush... o papo que pipocou foi relativo a atitude das pessoas quanto ao sucesso e ao fracasso, a similaridade entre esta atitude entre pessoas das mais variadas culturas (éramos 5 perdidos que acidentalmente já conhecemos "quase" o mundo todo).

Mas o que é uma "atitude" em ralação ao sucesso e ao fracasso, você deve estar se perguntando??? Bom, estávamos lá discutindo por que tem tanta gente fracassada no mundo, por que tem tanta gente miserável, por que as pessoas insistem em dizer que as bem sucedidas tiveram sorte e elas têm azar, ou ainda não tiveram uma oportunidade na vida...
Pra situar você, perdido leitor... essa discussão começou porque uns argumentavam que a situação do mundo estava mal devido ao perfil dos políticos que constituíam governos corruptos e pouco engajados nos problemas do povo e na falta de caridade das pessoas em geral que não doam o suficiente para acabar com a fome no mundo, entre outros problemas. Enquanto outros, incluindo o louco que vos fala, defendiam o argumento de que cada um nasce com o direito humano de fazer seu próprio caminho, mas 98% dos seres humanos preferem abrir mão desse direito. Por que 98%? 1% de incapazes e pessoas que realmente não podem decidir sobre a própria vida e 1% de pessoas que têm atitude e fazem o próprio destino. Duvido, pessoalmente, que esse número seja maior. Costumava ser mais otimista, mas depois de vagar pelo mundo e ver as coisas com meus próprios olhos, tenho que admitir que o ser humano é mais bundão e pau mandado do que eu pensava.

Em primeiro lugar, pra defender o meu argumento, tenho que falar: não tenho peninha dos sem terra, sem teto, sem comida não... Já vi gente sair de situação de miséria e construir uma vida digna em cima de muito caráter, força de vontade, trabalho e atitude de sucesso. A maioria dos necessitados do mundo não faz absolutamente nada para mudar de situação, faz cara de coitado quando olha pra você e fica com raiva, te xingando quando você não ajuda.

Em segundo lugar, este é o meu referencial de atitude que leva as pessoas pra frente:

~ Viktor Frankl era um psiquiatra judeu durante a 2º guerra, foi preso, viu toda a sua família morrer nos campos de concentração, inclusive a sua mulher grávida, foi enviado para os piores campos, mas simplesmente não se dava como vencido, nem se fazia de coitado. Mantinha seus objetivos claros em mente para "quando saísse dali", motivava os outros prisioneiros, estava sempre de bom humor. ele saiu de lá no final da guerra, escreveu muitos livros e se tornou professor, exatamente como planejara quando estava preso. Muitos dos seus companheiros morreram por simplesmente se deixarem vencer, se considerarem coitadinhos e vítimas dos alemães. Morriam de fraqueza, doenças que devastavam os campos, se suicidavam.

~ Ricardo Bellino tinha 20 anos quando leu numa revista sobre a Elite Models, agência de modelos de John Casablancas, maior agência do mundo na época. Como a agência não tinha representantes do Brasil, Bellino resolveu ser "a pessoa" a trazer a Elite para o país. O detalhe era que Bellino era apenas um garoto de 20 e poucos anos, sem dinheiro para viajar para os EUA e contactar a sede da agência, sem dinheiro para montar uma filial no Brasil, sem contatos que o levassem a conhecer as pessoas certas... Ricardo era um zé ninguém. Conseguiu ser contratado como corrier de uma companhia de transporte que ía para os EUA e, sem falar inglês, conseguiu em 6 meses falar com o próprio John Casablancas e convencê-lo a trazer a Elite Models para o Brasil. E esse foi apenas o primeiro dos grandes feitos de Bellino. Hoje ele é sócio do Donald Trump e está montando um resort em parceria com ele no Brasil.

Para não alongar muito, vou deixar só estes dois, mas se você forçar a massa cinzenta, vai lembrar de inúmeros casos similares. Só numa arriscada básica: Thomas Edison, David Mendonça (ex.miserável que virou camelô que hoje dá palestras sobre marketing no mundo inteiro), Amyr Klink... Poderia escrever um livro só sobre estas personalidades que tocaram um foda-se no "destino" e traçaram o próprio caminho. Se estes caras conseguiram fazer o que fizeram, por que os outros não podem? Por que você não pode? Todos os seres humanos são iguais (com o 1% de exceção para os inválidos para não me enxerem o saco). Se 1 faz, todos podem fazer. E é em cima disto que eu monto meu argumento.

Quem não faz, não faz porque: é bundão, tem medo, não tem coragem, não tem iniciativa, se vende por qualquer coisa, é preguiçoso. Essa é a mais pura verdade. Famintos, miseráveis, sem teto e sem terra do mundo são assim. E não me venha você dizer que os coitadinhos não tem chance porque o sistema é cruel. Quem tem atitude toca um foda-se no sistema e faz a própria vida. Só pra você ter uma idéia, na Inglaterra tem gente que prefere morar na rua porque recebe ajuda do governo. Se fosse morar numa casa, teria que trabalhar e começar a se sustentar sozinho. PREGUIÇOSOS VAGABUNDOS!!! Você quer que eu tenha pena de um sujeito desses??? As pessoas ainda por cima dão esmola... Ingleses babacas!!! Nos EUA tem muito disso também nos estados onde o governo dá mais apoio aos pobres. O cara que está lá reclamando que não tem emprego levanta 2hs da tarde, vai pro bar encontrar os amigos e ainda recusa emprego de gari porque "isso ele não faz". A culpa "é claro", é sempre do governo... e nunca da falta de vontade e de atitude dele mesmo.

Fico muito puto quando alguém reclama do governo ou da situação do mundo. Por que não cala a boca e vai dar um jeito na própria vida??? Não me conformo que tenha gente que se conforme em ser um zé ninguém fracassado!!! Tem gente que não luta por nada e não demonstra a mínima disposição para tanto. Quem fica esperando que "um dia as coisas melhorem" vai morrer fracassado, porque a mudança, a melhora sempre depende de atitudes da pessoa. As vezes as oportunidades realmente aparecem de repente (o que comumente é chamado de sorte...), mas o aproveitamento desta oportunidade sempre depende da atitude. Quer um exemplo? Você conhece algum ganhador de mega sena famoso ou dono de uma grande empresa, ou que tenha feito algo grandioso??? Não... Pelo contrário, há muitas histórias de gente que torrou tudo até o último centavo. Entende como o sucesso na vida depende da atitude da pessoa? Quem não concorda que ganhar na mega sena resolveria todos os seus problemas e poderia garantir a realização de todos os seus sonhos? Entretanto, a considerada maior oportunidade de todas não traz nada além de dinheiro. E dinheiro sem atitude não garante nada, muito menos sucesso e satisfação pessoal. Ser rico não é sinônimo de ser bem-sucedido! E na vida é isso o que importa, a realização dos seus sonhos, se isso não for possível, o dinheiro poderá comprar uma boa arma para que você possa dar um bom tiro na cabeça.